terça-feira, 29 de setembro de 2015

Comunicar melhor com as TIC

I
http://www.pertoo.com/
No contexto de sala de aula a utilização dos media é de facto uma mais valia que pode melhorar o processo comunicacional que se pretende desencadear.  A mediatização da mensagem do professor tem naturalmente como objectivo melhorar a qualidade da comunicação, no entanto, numa comunicação do tipo educacional penso que é necessário um cuidado redobrado para que as tecnologias possam ser nossas aliadas e não um ruído. As TIC ao serem uma linguagem comum aos professores e aos alunos, são facilitadoras do processo de comunicação, mas é necessário que o professor saiba usar esta linguagem.
Não basta usar a tecnologia para melhorar a comunicação de forma "automática", é necessário usá-la bem, dominá-la (pelo menos tanto quanto os alunos) e saber tirar partido das suas potencialidades. Já tive experiências no papel de aluno, em que posso testemunhar a influência negativa do mau uso das TIC, sendo talvez o exemplo mais habitual a utilização da projeção de diapositivos, em que o professor praticamente se anula enquanto tal e se limita a ser um mero leitor daquilo que está a ser projetado.
Para comunicar melhor em sala de aula, é também necessário, na minha opinião, conhecer melhor aqueles com quem interagimos e, para que isso seja possível é necessário estar atento a todas as formas do outro se comunicar e ao contexto em que este se insere.
Tal como pretendo transmitir com a imagem, é importante que a linguagem utilizada pelo professor se adapte aos alunos em questão, à sua capacidade de compreender e aos seus interesses. Considero este aspecto muito importante no caso especifico dos professores de EMRC, como é o meu caso,  na medida em que em duas aulas consecutivas há a possibilidade de terem alunos com uma amplitude de idades superior a dez anos, por exemplo entre um aluno do primeiro ano e um do décimo segundo.

Por fim partilho um video promocional, que mostra através de uma animação, a evolução da comunicação ao longo da história.




Sem comentários:

Enviar um comentário